Trilhas Entre as Aldeias

Como parte das atividades de visitação na TI Tenondé Porã, há passeios que ligam diferentes aldeias em nossa terra. Alguns desses passeios podem ser realizados via trilha na mata ou, no caso de aldeias que estejam próximas à margem da represa, podem ser feitos de barco.

Os visitantes interessados em realizar essas atividades durante suas visitas devem informar especificamente essa demanda via site de visitação da TI Tenondé Porã. Este procedimento é ainda mais importante pelo fato desses passeios relacionarem aldeias diferentes. Desse modo, o agendamento e os custos da atividade deverão ser encaminhados e avaliados por lideranças de ambas aldeias envolvidas na atividade.

Plano de Visitação e Gestão do Turismo

Todas as atividades no Território Indígena devem respeitar o Manual de Conduta definido no Plano de Visitação, preferencialmente agendadas na forma dos roteiros abaixo.

Manual de Conduta

Cada visitante que vem conhecer nossas aldeias ou algum dos atrativos naturais do nosso Território Indígena deverá seguir as orientações e regras estipuladas por nossas lideranças. É fundamental que tais regras sejam conhecidas por todos, como forma de propiciar uma visita agradável e respeitosa a nós, aos visitantes e a todos os seres que habitam as matas na região.

b

Plano de Visitação

O Plano de Visitação é um documento exigido pela Instrução Normativa da FUNAI Nº03/2015. É, assim, um marco regulatório para garantir que tais atividades respeitem os direitos territoriais dos povos originários, assim como seus usos, costumes e tradições, conforme dispõe a lei máxima de nosso país, a Constituição Federal.

Conheça os roteiros Entre Aldeias

Roteiro Trilha

CAMINHE NA MATA ENTRE AS ALDEIAS KALIPETY E YREXAKÃ